Inicial > Feito Jornal > Doe Sangue

Doe Sangue

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que uma porcentagem da população doe sangue, mas o número de doadores não é satisfatório. Hospitais lidam com a falta de sangue constantemente.  Veja porque algumas pessoas estão impossibilitadas de fazer doações. Se você pode, tente doar. 
Por que o diabético não pode doar sangue?

Diabético que não pode doar sangue é aquele que chamamos de insulino-dependente; ou seja, aquele que necessita de insulina para manter seu metabolismo de açúcar próximo da normalidade. Esses pacientes têm importantes alterações do sistema cardiovascular e, em conseqüência disto, durante ou logo após a doação de sangue, podem apresentar alguma reação que agrave seu estado de saúde.

Por que pessoas com peso inferior a 50kg não podem doar sangue?
 
O volume de sangue total a ser coletado é diretamente relacionado ao peso do doador. Para os homens não pode exceder a 9ml / kg peso e, para as mulheres, a 8ml / kg peso. O anticoagulante presente na bolsa de coleta liga-se ao sangue impedindo que este coagule. O volume de anticoagulante da bolsa é padronizado para um mínimo de 400ml de sangue. Logo, uma pessoa com peso inferior a 50 kg não poderia doar o volume mínimo.

Por que menores de 18 anos não podem doar? Com autorização dos pais (ou responsável) a doação é permitida?

De acordo com a legislação brasileira que regulamenta as normas técnicas a serem aplicadas em todos os bancos de sangue do país, o menor só poderá doar sangue caso haja uma situação especial na qual seja imprescindível a sua doação. Nesse caso, deverá haver uma solicitação médica e autorização, por escrito, dos pais ou responsáveis.

 Quer doar? Veja o que é preciso fazer

Categorias:Feito Jornal
  1. dezembro 5, 2007 às 3:29 pm

    Ahaaaa!

    Sucesso!

    Tá escrevendo lindoooo!

  2. dialbuquerque
    março 2, 2008 às 9:34 pm

    Faz um bom tempo que penso em doar um pouco do meu mel, quer dizer, sangue rsrsrsrs…
    Seu texo me estimulou.
    Vou correr arás disso.

    Mei, além de cultura e informação, é também utilidade pública! rsrsrs
    Beijos, Mei

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário